Prorrogada campanha contra Febre Aftosa após entraves com reposição de vacinas

0

Foi prorrogada a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2023 até o próximo dia 30 de dezembro. Até esta data, criadores e produtores cearenses poderão adquirir as vacinas nas revendas autorizadas em todo o Estado. Também está prorrogado o prazo para declaração da vacinação junto à Adagri, que se seguirá até o dia 16 de janeiro de 2024. A informação foi divulgada pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) nesta quinta-feira (30).

A prorrogação do prazo de encerramento foi motivada pelos entraves decorrentes da dificuldade inicial para reposição dos estoques de vacina, principalmente dos pequenos revendedores que ficam mais distantes das distribuidoras. A mudança no prazo atende também a demanda do setor produtivo, por meio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece).

O coordenador do Programa Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa, Joaquim Sampaio, garante que a reposição dos estoques já foi normalizada. “Houve um prejuízo e o atraso na vacinação da Febre Aftosa, principalmente no que diz respeito aos pequenos comércios, mas que são muitos e fundamentais para o bom andamento da vacinação”.

Devem ser vacinados apenas bovinos e búfalos com até 24 meses de idade, que chega a cerca de 925 mil animais em todo o Ceará.

A declaração da vacinação pode ser preenchida de forma virtual, no site da Agadri, ou presencialmente, em um dos 40 Núcleos Local da Adagri (NL) ou nos escritórios parceiros da Campanha.