AVC e Infarto lideram o número de atendimentos do SAMU no Ceará no primeiro semestre de 2023

0

No primeiro semestre de 2023, uma triste realidade vem se destacando na área da saúde no estado do Ceará. De acordo com os dados divulgados pelo Serviço Móvel de Urgência (SAMU) Ceará, a maioria dos acionamentos realizados se refere a casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), totalizando 1.867 atendimentos, seguido por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), com 1.377 ocorrências.

Os números são revelados pelo boletim de indicadores do SAMU 192 Ceará, publicado recentemente com o objetivo de disponibilizar informações para pesquisas e análises. A divulgação desses dados é de extrema importância para compreender a real dimensão dessas doenças no estado.

No caso de infartos, a atuação do SAMU tem se mostrado vital, uma vez que o Serviço Móvel de Urgência conta com a capacidade de administrar, quando necessário, trombolíticos, uma medicação capaz de desobstruir as artérias afetadas pelo IAM. Essa intervenção precoce tem sido responsável por salvar vidas, conforme constatado no boletim, onde é revelado que, em quase seis anos, 1.676 pacientes já se beneficiaram com o uso desse medicamento no Ceará.

Diante desses dados alarmantes, destaca-se a importância de uma resposta ágil e eficiente por parte do SAMU nos casos mencionados, seja no atendimento aos casos de AVC ou de IAM. Uma pronta e rápida intervenção pode evitar complicações maiores para a saúde dos pacientes e, principalmente, evitar óbitos prematuros que poderiam ter sido evitados.

É fundamental que sejam adotadas medidas para conscientizar a população sobre os sinais e sintomas dessas enfermidades, além de promover investimentos na capacitação dos profissionais de saúde e na estruturação do SAMU, a fim de garantir um atendimento eficaz e oportuno. Somente dessa forma poderemos enfrentar essa triste realidade e salvar mais vidas no estado do Ceará.