Equipes do 2° Centro de Geoinformação (2° CGEO), órgão vinculado ao Exército Brasileiro, já realizam, desde o último dia 28 de agosto, a perícia territorial no perímetro disputado entre os estados do Ceará e do Piauí. Os trabalhos de campo devem ser executados até o dia 6 de outubro.
O município de Crateús corre risco de perder o distrito de Oiticica para o estado do Piauí, isso porque esse distrito fica na divisa entre os Estados.
Além de Crateús parte dos municípios de Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga e Ipaporanga, também devem ser afetados.
A conclusão do processo é aguardada pelo Piauí. Em maio, o chefe do Executivo piauiense, o governador Rafael Fonteles, afirmou que ia aguardar o resultado da nova perícia sobre a divisão territorial entre o seu estado e o Ceará para chegar a um “acordo” com o governador cearense Elmano de Freitas.
Segundo Fonteles, as conversas com Elmano sobre o tema, até aquele momento eram superficiais, já que ambos esperam o resultado da nova perícia.