Crise financeira impede comemorações do aniversário de Catunda

0

No feriado de 7 de setembro, a cidade de Catunda, conhecida por comemorar sua emancipação política neste dia, enfrentará uma realidade diferente este ano. Devido à crise financeira enfrentada pela Prefeitura Municipal, agravada pela redução nos repasses federais, todas as atividades da semana foram canceladas. A prefeita Ravenna Lima anunciou a decisão em entrevista concedida à rádio Planalto FM.

Na semana passada, Catunda se juntou ao movimento “Sem FPM Não Dá”, sofrendo o impacto da redução de 23% no Fundo de Participação dos Municípios. Isso resultou na dificuldade em honrar os compromissos com fornecedores locais e no pagamento apenas dos salários dos servidores efetivos.

“Isso é doloroso, ainda estamos pagando despesas da festa de Santo Antônio e não temos condições financeiras para realizar uma festa, nem mesmo um desfile cívico. Minha responsabilidade, trabalho, ética e fiscalização não permitem que façamos isso”, pontuou a prefeita, ressaltando que não pode prejudicar os serviços básicos de saúde, educação e assistência social em troca do evento comemorativo.

Com exceção do período de pandemia, esta é a primeira vez que o aniversário do município não será celebrado. “Fazer parte de uma gestão e ter que dizer que não podemos realizar a festa do município é doloroso. Não posso esconder a realidade, estamos enfrentando uma situação muito difícil. Já vivemos momentos melhores e agora nos deparamos com essa situação”, lamentou a prefeita.

Ravenna também mencionou a possibilidade de realizar o concurso Miss Catunda em dezembro