“Me senti realmente ofendida”, diz Fernanda Pessoa sobre gafe cometida por Bia Kicis

0
Foto: Reprodução/TV Câmara

A deputada federal cearense Fernanda Pessoa (União), passou por um momento que considerou ofensivo nesta quarta-feira, 9. Em reunião da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a presidente do colegiado, a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), não reconheceu a parlamentar e pediu que ela se retirasse da sala. 

Em direito de resposta concedido à deputada cearense, Fernanda Pessoa se posicionou: “Me senti realmente ofendida”, disse. “Represento o estado do Ceará e fui a deputada mais votada do nosso partido”, completou a parlamentar.

Bia Kicis havia pedido para que os presentes que não fossem parlamentares se retirassem, “ou a Polícia Legislativa vai ser chamada a conduzir amigavelmente essas pessoas”. 

“Tem uma senhora de blazer rosa ali mexendo no celular”, alertou Bia Kicis sobre Fernanda Pessoa.

Após a gafe, a presidente do colegiado se desculpou.

NOTA

O União Brasil, partido da deputada, divulgou uma nota em que criticou o ocorrido.

“Hoje, a deputada federal Fernanda Pessoa, eleita por nosso partido União Brasil Ceará, foi desrespeitada e convidada a se retirar da sala pela presidente do colegiado durante a reunião da Comissão da Fiscalização Financeira e Controle da Câmara.

Ato completamente desagradável e que não pode, jamais, ser reproduzido. Fernanda foi eleita, a mais votada do União Brasil no Ceará, por mais de 120 mil cearenses e merece todo o nosso respeito.

Fernanda é uma deputada atuante, principalmente nas pautas de Saúde e de defesas da mulher. O União Brasil Ceará ressalta o seu compromisso em estar sempre lutando pelos direitos das mulheres, em busca de ter cada vez mais mulheres engajadas nesse processo, para construir um país mais justo para todas.”

DEMAIS POSICIONAMENTOS

Outras personalidades da política cearense também se posicionaram. Aliados como Capitão Wagner (União), presidente estadual do partido; o deputado estadual Felipe Mota (União); e a deputada federal Dayany do Capitão (União) criticaram o ocorrido.

Além dos correligionários, até mesmo parlamentares de outros partidos como a deputada estadual Juliana Lucena (PT) prestaram respeito à Fernanda. Em suas redes sociais, a petista disse que Fernanda conta com “total apoio e admiração”, e pontuou a gafe como um “lamentável desrespeito por parte de Bia Kicis”.