Na madrugada desta sexta-feira, 21, o município de São Benedito, na região da Ibiapaba, registrou a menor temperatura do ano entre as localidades monitoradas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Com 13,6ºC, a mínima de São Benedito superou os 14,2 ºC de Aiuaba, no Sertão Central e Inhamuns, registrada no último dia 14 de julho. Outro desta desta sexta foi Fortaleza. A Capital atingiu 21,1 ºC por volta das 6h da manhã, sendo este o menor registro de mínima em 2023.
Cenário esperado
Desde essa quinta-feira, 20, a Funceme vem observando o deslocamento e a influência, no Ceará, de uma massa de ar menos aquecida, oriunda do Oceano Atlântico Tropical. Somado a isso, o Estado já vinha apresentando uma condição de maior estabilidade atmosférica e poucas nuvens.
Conforme o pesquisador Lucas Fumagalli, a combinação de ar menos aquecido e condição de céu claro contribuiu para a queda da temperatura.
“A situação pode ser observada novamente nos próximos dias, mas já se prevê um aquecimento da temperatura no decorrer do final de semana, com aumento da umidade, nebulosidade e eventualmente chuvas, como apontado na previsão para domingo”, completa Fumagalli.