O PDT realiza nesta quinta (22) e sexta-feira (23), reunião para tomar decisões sobre o rumo do partido no Ceará. Será mais uma oportunidade do deputado federal André Figueiredo confirmar que permanece na presidente da legenda no estado.
Os dirigentes nacionais do PDT tentam, a partir dos encontros nacionais, motivar os militantes a se engajarem à mobilização com vistas às eleições municipais de 2024. O PDT busca, também, recuperar terreno e, com apenas 18 deputados federais, quer eleger um bom número de prefeitos e vereadores em todo o Brasil. No Ceará, os desafios são ainda maiores.
Um dos desafios do PDT é a reunificação da sigla no Ceará, onde o partido enfrenta um racha, que opõe o grupo liderado pelo ex-presidenciável Ciro Gomes e um bloco de parlamentares, prefeitos e ex-prefeitos aliados ao Ministro da Educação, Camilo Santana e ao Governador Elmano Freitas.
A Prefeitura da Capital é o principal patrimônio político que o PDT tem no Ceará e, na mobilização dos pedetistas liderados pelo ex-presidenciável Ciro Gomes, o desafio é manter, em 2024, essa conquista. Seja com a reeleição do prefeito Sarto ou mesmo com o ex-prefeito Roberto Cláudio, que deverá anunciar que não será candidato.