Elmano anuncia reajuste de 5,8% aos servidores do Estado após reunião com a categoria

0

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, na tarde desta segunda-feira, 8, o reajuste de 5,8% no salário dos servidores estaduais para o ano de 2023, garantindo a reposição da inflação. O ajuste também é estendido ao vale-alimentação recebido pela categoria. Elmano recepcionou representantes de sindicatos, no Palácio da Abolição, para o anúncio. Pela manhã, a categoria se reuniu com liderança do Governo na Assembleia Legislativa para tratar sobre o tema.

“Isso é uma construção. Meu compromisso é efetivamente um convite que a gente possa atravessar este ano, mesmo com dificuldade, ocasionadas pela redução da receita, apesar de termos recebido o Estado organizado, juntos. A partir do ano que vem, nós teremos condição de um patamar de negociação muito mais favorável a vocês, e eu tenho clareza da importância do serviço público para o cidadão cearense”, ressaltou o governador.

O Projeto de Lei enviado à Casa, também nesta segunda-feira, 8, pontua que o reajuste será pago em duas parcelas: a primeira sendo de 3% no mês de julho, e a segunda de 2,8% em setembro. De acordo com a Secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, esse foi o resultado de negociações com a categoria. “Nós começamos há alguns meses a mesa de neCATEgociação com servidores e Estado, e fizemos encaminhamentos muito precisos. Inclusive, em relação à possibilidade do Governo de fazer uma reposição com base na inflação, que é exatamente o índice de 5,8% que nós estávamos propondo desde o início“, pontuou a secretária.

Os servidores receberão reajuste retroativo de 3%, referente aos meses de janeiro a maio, em dezembro deste ano. “O servidor cearense estadual, não precisa se preocupar com mais nada, e nós, da parte do Estado, vamos fazer todo o esforço arrecadatório para honrar, como sempre fizemos, com o pagamento em dia do nosso servidor público”, finalizou Sandra Machado.

CATEGORIA

Na manhã desta segunda, 8, uma comissão de servidores públicos estaduais se reuniu com deputados estaduais da base do Governo. Os representantes foram recebidos pelo líder do governo, Romeu Aldigueri (PDT), pelo líder do bloco parlamentar encabeçado pelo PT, De Assis Diniz (PT), Larissa Gaspar (PT) e Renato Roseno (Psol). “Nossa intenção é mediar as negociações encontrar a melhor alternativa para os servidores e o governo”, explicou De Assis.