Ceará e Fortaleza têm semana de preparação para Clássico-Rei

0
foto: Felipe Santos/Ceará

No próximo sábado (8), Ceará e Fortaleza disputam o quarto Clássico-Rei do ano em duelo válido pelo jogo de volta da final do Campeonato Cearense 2023. Na ida, o Leão do Pici levou a melhor sobre o Vovô. Com o placar de 2 a 1, os tricolores foram superiores na partida e não deram chance para o Alvinegro, que leva vantagem sobre o rival no retrospecto recente de clássicos. Para o jogo da volta, o Tricolor joga por um empate e os alvinegros buscam a vitória para reverter a desvantagem no placar agregado.

Para a partida, o escrete vermelho-azul-e-branco não poderá contar com os dois reforços que recentemente chegaram ao Centro de Excelência Alcides Santos. Bernardo Schappo, zagueiro de 24 anos que era titular absoluto no Ituano-SP, foi contratado definitivamente pelo Leão do Pici em contrato válido até 31 de dezembro de 2026. Na negociação, o Fortaleza adquiriu 70% dos direitos econômicos do atleta por R$ 1,8 milhão junto ao Ituano. O defensor foi um dos destaques da equipe no Campeonato Paulista de 2023. O atleta poderá atuar pela equipe somente na Copa Sul-Americana e na Série A do Campeonato Brasileiro.

Outro reforço do Leão, o meio-campista Vinícius Zanocelo chegou por empréstimo junto ao Santos-SP. O contrato com o Tricolor vai até o dia 31 de dezembro de 2023. Na negociação, o Fortaleza firmou uma cláusula de opção de compra após o término do contrato de empréstimo. Caso queira permanecer com Zanocelo para os próximos anos, o Fortaleza precisará desembolsar 4 milhões de euros, equivalente a um pouco mais de R$ 22 milhões.O atleta poderá reforçar o time do Pici na Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série A.

Apesar de não poder contar com os novos reforços para a final do Cearense, o Fortaleza pode celebrar algumas mudanças favoráveis à equipe para o jogo da volta. A defesa tricolor, que foi o principal ponto negativo do time nos Clássicos-Rei anteriores por levar gols no início da primeira etapa, conseguiu segurar o ataque alvinegro durante a partida, tendo levado o gol por meio de pênalti cometido pelo zagueiro Titi no final do segundo tempo. O destaque ficou para o esquema do técnico Juan Pablo Vojvoda, que usou dois laterais (Tinga e Bruno Pacheco) para anular os pontas do Ceará, Janderson e Erick.

Antes do jogo contra o Vovô, o Fortaleza tem outro compromisso no meio da semana. A equipe enfrentará o Palestino, em duelo válido pela primeira rodada da Copa Sul-Americana, amanhã (5), às 19h. A partida será no Castelão e marcará a segunda participação da história do Tricolor na competição.