Celebrado neste domingo, dia 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo tem como objetivo esclarecer e propagar informações para a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa condição afeta uma em cada 100 crianças no mundo. Mas a incidência do autismo ainda gera divergência e discussões entre as entidades que estudam a fundo o tema. Um recente levantamento do Center of Diseases Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, mostra aumento na prevalência: uma em 36 crianças possui esse diagnóstico.
O TEA consiste em um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, alterações comportamentais, dificuldades na interação social, padrões de comportamentos repetitivos, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades e principalmente déficits na comunicação. Segundo a coordenadora do Departamento de Foniatria da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Dra. Mônica Elisabeth Simons Guerra, o atraso da fala é uma das principais características que atingem as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
NO CEARÁ
O Núcleo de Atenção à Infância e Adolescência (Naia) do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) atende cerca de 100 pacientes, entre quatro e dezesseis anos, diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA). O atendimento pode ser mensal ou semanal, de acordo com a necessidade. Uma equipe multiprofissional formada por psiquiatras, psicólogos, residentes em Psiquiatria, assistente social e pediatra faz esse acompanhamento e oferece suporte aos familiares.
O diagnóstico do autismo é clínico, ou seja, não existe um exame específico que o comprove. Ele é realizado após a investigação do médico, que, acompanhado da equipe multiprofissional, vai perceber esses sinais e analisar esses sintomas para definir e orientar a conduta.
Para ser atendido pelo Naia, é necessário ser encaminhado pelos postos de saúde, pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e pela Central de Regulação da Secretaria da Saúde do Estado.
DIA DO AUTISMO
O Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo é comemorado em 2 de abril e foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data foi escolhida para conscientizar a população mundial e reduzir o preconceito. A condição de saúde, caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos e dificuldade na comunicação, vem afetando cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Com as terapias aplicadas atualmente, essas pessoas podem melhorar, cada vez mais, a sua condição e as suas relações.