Barragem de Fronteiras, em Crateús, tem previsão de entrega para julho de 2024

0
Foto: Reprodução / DNOCS

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MBD), frisou, nesta quarta-feira, 22, um compromisso com duas pautas importantes para o Ceará. Após encontro em Brasília com o deputado e líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT), juntamente com a senadora Janaína Farias (PT), o ministro se comprometeu em “viabilizar as condições para a construção das rodovias necessárias para dar acesso à Barragem Lago de Fronteiras”. As vias são as BRs 226 e 404, nas proximidades da divisa entre o Ceará e o Piauí.

A previsão é que o equipamento hídrico fique pronto até julho de 2024, segundo o Governo Federal. A barragem terá capacidade para acumular 488,18 milhões de m³ de água e possui um orçamento de mais de R$ 600 milhões.

O Lago de Fronteiras é considerada uma importante obra hídrica para o Ceará e está sendo construída, desde janeiro de 2018, pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Ela se localiza no município de Crateús, no interior do Ceará, entre os distritos de Poti e o de Ibiapaba, próxima da fronteira com o estado do Piauí. De acordo com projeção do Governo Federal, cerca de 300 mil pessoas serão beneficiadas com a obra que levará água e desenvolvimento para Crateús e região.

O açude será usado para o suprimento das demandas hídricas das populações da sede municipal de Crateús e dos distritos e povoados da zona rural, especialmente Assis, Poti, Cabaças, Curral Velho e Ibiapaba, com população estimada em 20.168 pessoas.