O Fortaleza venceu o Ferroviário por 4 a 0 e se classificou à final do Campeonato Cearense neste domingo, 19. O Tricolor do Pici vai enfrentar o rival Ceará na decisão do estadual. Os jogos estão marcados para os dois primeiros domingos de abril, 2 e 9.
Primeiro tempo
O primeiro lance de perigo no jogo foi do Tubarão da Barra. Aos 18 minutos, o atacante Erick Pulga ganhou na velocidade de Benevenuto e invadiu a área pelo lado esquerdo. O jogador então chegou cara a cara com Fernando Miguel e tocou para o meio, em direção a Deysinho, mas o jogador do Ferrim não conseguiu o domínio. A primeira finalização do Leão foi aos 22 minutos, em um chute sem força de Thiago Galhardo, para fácil defesa de Douglas Dias.
Aos 26 minutos, pênalti para o Fortaleza. Lucero chegaria frente a frente com o arqueiro do Ferroviário, mas o zagueiro Éder Lima cometeu falta dentro da área. À priori, o juiz tinha marcado simulação do atacante argentino, inclusive, apresentando cartão amarelo ao jogador. Mas após atuação do VAR, o árbitro marcou o pênalti, retirou o amarelo de Lucero, e expulsou o zagueiro do Ferrim Éder Lima. Na cobrança do pênalti, o próprio Lucero finalizou alto para abrir o placar. 1 a 0 Tricolor do Pici.
Aos 40, quase Caio Alexandre ampliou o marcador, mas a bola bateu no lado de fora da rede. Nos acréscimos do jogo, aos 47, entretanto, o jogador conseguiu colocar a bola nos fundos da rede. Lucero tocou para o meio campista, que infiltrou a área adversária e chutou alto de esquerda, sem chances de defesa para Douglas Dias, 2 a 0 para o Fortaleza.
Segundo tempo
Com apenas 2 minutos da volta dos times ao campo, o Fortaleza já marcou o seu terceiro gol. Em bate rebate dentro da área, o meio campista Calebe aproveitou a sobra e finalizou com força para o seu primeiro tento com a camisa do Tricolor do Pici: 3 a 0. Com um jogador a mais, o escrete vermelho-azul-e-branco dominou as ações da partida na segunda etapa, dando poucos espaços ao Ferroviário.
Entre os 15 e os 22 minutos, o Fortaleza criou quatro boas chances para ampliar ainda mais o placar, com Lucero, Calebe, Thiago Galhardo e Lucero de novo, respectivamente. Aos 23, entretanto, em cobrança de escanteio vindo do lado direito, Brítez cabeceou sem muita força em direção ao gol, mas o goleiro Douglas Dias, em sua única falha na partida, a rebateu em direção ao atacante recém colocado na partida Romero, que apenas ficou parado e viu a bola entrar lentamente no gol adversário. Goleada do Fortaleza. 4 a 0.
O Leão ainda teve duas boas chances de fazer o quinto gol no jogo, com Brítez, aos 27, que cabeceou a bola na trave, e com Pochettino, aos 32, com uma finalização que contou com defesa à queima roupa de Douglas Dias.
Definição da final e próximos jogos
Com a definição dos finalistas, o Campeonato Cearense de 2023 vai ter Fortaleza e Ceará na final pela 36ª vez no torneio, com 19 títulos para o Fortaleza, e 16 para o Ceará. Caso o Fortaleza seja o campeão do estadual deste ano, vai ultrapassar o Ceará no número de títulos e se isolar na liderança em quantidade de Campeonatos Cearenses ganhos. Além disso, caso saia vitorioso na final, o Tricolor do Pici vai conquistar o seu primeiro pentacampeonato, igualando o feito do rival entre os anos de 1915 e 1919.
O Ferroviário agora disputa apenas a Copa do Nordeste até o início da Série D. Pelo torneio, o Ferrim pega o Náutico/PE, no estádio dos Aflitos, Recife, às 21h30 da quarta-feira, 22. O Tubarão já está classificado, mas ainda busca melhorar a sua posição na tabela. O Fortaleza também joga no Recife, no mesmo dia e no mesmo horário pela competição, mas contra o Santa Cruz/PE, no estádio Arruda. Já classificado, o Leão busca passar o Sport/PE e terminar a fase de grupos na primeira posição do Grupo A.