A Prefeitura de Guaramiranga, localizado na região serrana, decretou estado de emergênciadevido às fortes chuvas registradas neste sábado , 18. Em nota, a gestão municipal informou que o decreto leva em conta os estragos já registrados e a iminência de novas chuvas, conforme alerta do Governo do Estado.
“Informamos que a Prefeitura disponibilizará assistência total aos atingidos, visando minimizar os efeitos que afetaram a população. A prefeita municipal Roberlandia Ferreira comunicou imediatamente a situação do município à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros, solicitando providências”, disse a nota
Neste sábado, devido ao volume excessivo de chuvas, diversos pontos de alagamentos foram identificados, principalmente no centro da cidade, causando danos aos equipamentos públicos e principalmente ao comércio local.
Outros três municípios próximos a Guaramiranga — Itapipoca, Missão Velha e Aratuba — também decretaram situação emergencial devido ao volume de água acumulado nos últimos dias.
A Prefeitura de Aratuba decretou estado de emergência na sexta-feira (17), após deslizamento que deixou três mortos e famílias desalojadas no município. O prefeito Joerly Vitor assinou a decisão, que vale por 90 dias, e pode ser prorrogada por mesmo período.
“Vai permitir que o município receba recursos do Governo do Estado e Federal, se aceito pelo governo federal, para que esses recursos cheguem na ponta mais rapidamente possível”, explicou Joerly Vitor.
“Chegar esses recursos rapidamente significa tirar essa população que está nesse entorno e colocar em locais mais seguros. Fizemos isso paliativamente que foi levando para hotéis e colocando, depois, no aluguel social, mas não vai resolver definitivamente”, complementou o prefeito.
O mesmo foi feito no município de Missa Velha, neste sábado. Conforme o decreto, as tempestades ocorridas entre os últimos dias 13 e 14 destruíram ruas, pavimentos e estradas de acesso à zona rural do município. O decreto vale por 180 dias.