Festa de São José, Padroeiro do Ceará, é antecipada para o sábado,18

0
Reprodução: Diocese de São Carlos

Com a proximidade do Dia de São José, milhares de fiéis fortalezenses esperam a chegada do dia 19 de março, próximo domingo, para comparecer aos festejos ao santo. Neste ano, contudo, as celebrações vão ser antecipadas para este sábado, 18.

A razão da mudança está atrelada a um choque de comemorações. Em 2023, o quarto domingo da Quaresma também caiu no dia 19 de março. Desta forma, os eventos em homenagem ao padroeiro do Ceará precisaram ser antecipados.

“Nenhuma festa de santo pode se sobrepor ao Domingo. Esta é a razão da antecipação [da festa de São José]. Peço que os filhos levem os seus pais, principalmente aqueles que são idosos. A Catedral costuma ficar cheia com fiéis pedindo bênçãos”, afirma o pároco.

O ato da mudança de comemorações está amparado pelas Normas Litúrgicas do calendário católico — estabelecido pelo papa Paulo VI em 1969. O documento assegura que os domingos Advento, da Quaresma e da Páscoa não podem ser justapostos por outras celebrações, como as de santos.

O dia 19 de março é conhecido desde 1621, com o decreto do papa Gregório XV, como dia de São José. O santo é padroeiro do Estado, por isso, em Fortaleza e nas demais cidades do Ceará, é feriado no seu dia. São José é o pai de Jesus Cristo na tradição católica, marido de Maria e carpinteiro de profissão. É considerado o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias por seu trabalho de artesão e por ser patriarca da Sagrada Família.

De acordo com o padre Gilson Soares, titular da paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Manoel Sátiro, a escolha de São José para padroeiro do Ceará se deu devido à primeira capital do Ceará ser Aquiraz, que tem o mesmo santo como protetor. Segundo conta, uma das primeiras embarcações que chegaram ao Ceará, por meio de Aquiraz, trazia uma imagem de São José do Ribamar. Foi definido, então, o santo como padroeiro da cidade e, posteriormente, do Estado. São José do Ribamar, inclusive, foi o nome da primeira vila oficialmente instalada no Ceará, no arraial do Iguape, onde hoje fica Aquiraz.