Nesta sexta-feira, 17, a Prefeitura de Independência realizou a abertura da 8ª Conferência Municipal de Saúde no auditório do Centro Pastoral. Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”, o evento, que acontece a cada quatro anos, reuniu gestores, prestadores de serviços, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para a construção de diretrizes para as políticas públicas de saúde.
O evento, que é organizado em parceria pela Prefeitura de Independência e o Conselho Municipal de Saúde, contou com a presença do Prefeito Valdir Coutinho que falou com a nossa reportagem sobre a conferência: “Um dia muito importante para os Independencianos, pois é o dia em que realizamos a 8ª Conferência Municipal de Saúde. Já realizamos várias pré-conferências nas comunidades e distritos onde foi levantado os problemas dessas comunidades e hoje trazemos palestrantes, pessoas qualificadas para tentar resolver boa parte desses problemas”, falou o gestor.
“Nós que fazemos parte da Gestão Juntos Fazendo Acontecer, vemos que é muito importante estarmos dispostos para ouvir todas as sugestões de melhorias. Temos a oportunidade de redesenhar a saúde do nosso município, de discutirmos o que não está legal e buscar melhorias na área da saúde para as comunidades. Estamos abrindo a conversa para saber o que podemos priorizar”, explicou o secretário municipal de saúde, Edi Coutinho.
Edi Coutinho falou de algumas demendas que o municipio cobra junto ao Governo Estadual, como a efetivação do Hospital São Lucas para que se torne 100% SUS, outra demanda seria sobre o consorcio das policlinicas, pois existe denuncias de fura-filas, além da demora da entrega de exames e resultados.