As fortes chuvas ocorridas no Ceará nos últimos dias têm causados uma série de deslizamentos, alagamentos e interdições em municípios cearenses. Em Aratuba, no Maciço do Baturité, ao menos três pessoas morreram após deslizamento de terras, sendo uma mulher e duas crianças. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Município chegaram a interditar 15 casas por conta do risco de novos desabamentos.
Equipes do Governo do Estado também foram acionadas para auxiliar na ocorrência. Além disso, a Prefeitura disponibilizou hospedagem a todos os desalojados na rede hoteleira municipal, até a efetivação do aluguel social, bem como serviços fúnebres das vítimas pela assistência social.
Segundo aviso meteorológico emitido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e válido até esta sexta-feira, 17, todo o Ceará está em “risco alto” para chuvas intensas. Neste caso, não se descarta a possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento. As chuvas em todo o Estado são esperadas até, pelo menos, o próximo sábado, 18.
OUTROS MUNICÍPIOS
As chuvas nos últimos dias têm gerado uma série de transtornos em municípios cearenses. Em Caucaia, município da Região Metropolitana de Fortaleza, o teto da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) José Alexandre desabou nesta quinta-feira, 16, após chuvas intensas na região. Não houve feridos graves. O local foi isolado para evitar novos incidentes. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado.
Já em Tauá, no Sertão dos Inhamuns, a Prefeitura precisou organizar um mutirão de limpeza e desobstrução de vias. Na quarta-feira, 15, a cidade teve chuva de cerca de 70 mm com duração de 40 minutos. No intervalo de 24 horas finalizado nesta quinta-feira, 16, o acumulado marcado foi de 59.4 mm. Segundo a Prefeitura, várias ruas do Município sofreram com obstruções e alagamentos.
O secretário de Infraestrutura, Mateus Mota, disponibilizou equipes nos principais pontos de alagamento, entre eles a Rua Doutor Bernardo de Castro, no bairro Alto Brilhante.
Ainda em decorrência das chuvas fortes em Tauá, uma ambulância do Município acabou tombando na BR-020, próximo à localidade de Caiçara, distrito de Carrapateiras.Ela transportava um paciente que havia recebido alta em Fortaleza e estava retornando a Tauá, além de um acompanhante e o motorista. Conforme o motorista, “as fortes chuvas deixaram pista bastante escorregadia”. Ninguém ficou ferido. O secretário Mateus Mota destaca ainda que os tauaenses que estejam em regiões alagadaspodem acionar o Disk Seinfra, por meio do número de telefone (88) 9 97336908.
ITAPIPOCA
Outro município impactados pelas fortes precipitações foi Itapipoca, na zona norte do Estado. A cidade registrou um acumulado de 135 mm entre quarta e quinta-feira, 16. No intervalo finalizado na quarta-feira, 15, a precipitação foi de 8 mm e, no intervalo findado na terça-feira, 14, a chuva registrada foi de 23 mm.Com as precipitações, o açude Gameleira, que abastece o município, verteu. Ele tem capacidade de 52.642 milhões de metros cúbicos de água.
Pelas redes sociais, o prefeito Felipe Pinheiro informou que equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura foram acionadas para minimizar os riscos e problemas ocasionados. “Estaremos atentos e de mãos dadas, trabalhando para cuidar dos itapipoquenses nesse momento tão necessário”, afirmou.
Por conta das chuvas, a Barragem da Área Nobre, localizada no Município, precisou passar por intervenções. “Tivemos que fazer a intervenção, abrindo o sangradouro. [Com as fortes chuvas], a água acabou passando por cima da parede e houve uma erosão. Vamos abrir um outro sangradouro para trazer um sangramento dessa água, trazendo uma tranquilidade maior à população de Itapipoca”, explicou o secretário de Infraestrutura da cidade, Fernando Teixeira. Outros equipamentos de armazenamento de água também passaram por intervenções.
PREVISÃO DO TEMPO
Segundo a Funceme, o Ceará segue com condições para chuvas em todas as macrorregiões nesta sexta-feira, 17. Durante a madrugada, a tendência é que as condições sejam ainda mais favoráveis, com chuvas mais generalizadas e com maior intensidade, principalmente em áreas da Jaguaribana, Cariri e Ibiapaba. As precipitações estão relacionadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico indutor de precipitações no Ceará durante a quadra chuvosa.
Com colaboração de Anderson Alves