Nesta segunda-feira, 30, um jovem de 16 anos sofreu uma descarga elétrica enquanto colocava garrafas para encher na cidade de Crateús. O adolescente deu entrada desacordado e foi levado para o hospital onde está de observação e recebe atendimento médico.
Em 2022, os cinco municípios mais atingidos por descargas atmosféricas foram Granja (10.637), Santa Quitéria (5.406), Morada Nova (4.717), Crateús (3.803) e Ipueiras (3.661). Dentre as macrorregiões mais afetadas no estado, o Sertão de Crateús lidera os registros, com um total de 25.375 raios; seguido pelo Vale do Jaguaribe (22.658) e pelo Cariri (22.609).
Os últimos dias de janeiro de 2023 deverão ser de chuva em todas as macrorregiões. É que, conforme previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) pode influenciar nas condições.
Cuidados dentro de casa durante tempestade
- Evitar o uso de aparelhos conectados à tomada, como celular carregando, ferro de passar, entre outros;
- Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
- Evitar consertos de instalações elétricas;
- Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa durante tempestade
- Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
- Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados