O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) foi ao Twitter afirmar neste sábado (28) que protocolou requerimentos de pedidos de informação no Ministério das Relações Exteriores e na Presidência da República para obter dados sobre os todos os gastos da posse de Lula e quais pessoas foram convidadas para a solenidade.
“Protocolei ao Ministério de Relações Exteriores e à Presidência da República requerimentos de informações sobre gastos na recepção de posse de Lula, além dos processos administrativos das contratações e a lista de convidados. O pedido deve ser atendido pela Lei de Acesso à Informação”, disse o deputado pelas redes sociais.
A posse de Lula custou R$ 627,9 mil aos cofres públicos conforme dados divulgados pelo jornal O Globo, com base em informações obtidas via Lei de Acesso à Informação. Mas as informações não incluem o chamado “Festival do Futuro”, nem custeios com a recepção no Itamaraty.
Ontem, a revista Veja, também com base em resposta da Lei de Acesso à Informação, revelou que o governo federal colocou sob sigilo a lista de convidados na recepção do Itamaraty.
“A lista de convidados para o evento em apreço tem caráter reservado, sob amparo da lei 12.527 (inciso II, art. 23 e parágrafo 2º, art. 24) e do decreto 7.724 (art. 55), que regulamenta a aludida lei”, informou o MRE à revista.