Os eleitores que não conseguirem as passagens intermunicipais gratuitas para votar neste domingo, 30, e se sentirem prejudicados pelas empresas de transporte, podem denunciar a situação à Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). O primeiro dia de aplicação da medida, ocorrido nesta quarta (26), foi marcado por filas e relatos de problemas em diversos terminais rodoviários.
Nos estandes de vendas das empresas de transporte, eleitores reclamaram que, mesmo chegando nas primeiras horas da manhã, não conseguiram a gratuidade. Neste ensejo, os passageiros relataram que os veículos já estavam com vários assentos ocupados por meio de compra comum. Por isso, poucas passagens estavam disponíveis para quem precisava da gratuidade.
Após as denúncias, o presidente da Arce, Hélio Winston Leitão, afirmou em coletiva de imprensa que as empresas devem oferecer ônibus extras para os passageiros.
Vale ressaltar que os casos de irregularidade podem ser denunciados para a ouvidoria da Arce pelo telefone 0800 275 3838. A ligação é gratuita. É importante que o eleitor reporte o nome da empresa e como aconteceu a negação da passagem.
Conforme o órgão fiscalizador, as empresas que dificultarem a emissão dos tíquetes de forma indevida podem ser alvo de um auto de infração e até de multas. A agência deve ainda disponibilizar uma equipe para trabalhar no sábado e no domingo de eleição monitorando as viagens dos eleitores.
Com informações da Redação