Bolsonaro questiona inserções de rádio e pede suspensão de programa de Lula

0

A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, que determine a imediata suspensão da propaganda de rádio da coligação Brasil da Esperança, do ex-presidente Lula (PT).

O pedido foi anunciado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, a jornalistas na noite desta segunda (24) em uma entrevista coletiva convocada em frente ao Palácio do Alvorada. A ação foi protocolada pela defesa de Bolsonaro no TSE, liderada pelo ex-ministro Tarcísio Vieira de Carvalho.

“De 7 a 21 [de outubro], a campanha do presidente Jair Bolsonaro teve cerca de 154.085 inserções de rádio a menos”, disse Faria. “Isso é uma grave violação do sistema eleitoral. Esses dados já estão coletados, já fizemos dupla checagem”, completou.

Moraes, neste ensejo, determinou o prazo de 24 horas para que a campanha de Bolsonaro apresente provas da acusação de que houve fraude nas inserções em rádios. O ministro afirmou que não houve apresentação de “prova ou documentação oficial”.

“Tal fato é extremamente grave, pois a coligação requerente aponta suposta fraude eleitoral sem base documental alguma, o que, em tese, poderá caracterizar crime eleitoral dos autores, se constatada a motivação de tumultuar o pleito eleitoral em sua última semana”, escreveu o magistrado.

Com informações da Redação