A governadora do Ceará, Izolda Cela, concedeu nesta quinta (20) uma entrevista ao Programa Falando Francamente, da Rádio Poty Fm 100,5. A sabatina, conduzida pelo radialista Marcelo Chaves, abordou temas de interesse à comunidade que reside na Região dos Sertões de Crateús, a exemplo da regionalização do Hospital São Lucas – o qual será gerido pelo Estado -, além da instalação do curso de Medicina no município.
Neste ensejo, a gestora reiterou o compromisso do Governo Estadual em viabilizar, já para o primeiro semestre de 2023, a abertura de processo seletivo para os interessados em ingressar na nova graduação. Ainda segundo Izolda, estima-se também que a entrega das novas instalações físicas do campus da Uece em Crateús ocorra até o fim do ano de 2022 – o que possibilitaria da presença de Izolda como chefe do Executivo.
Ao ser indagada sobre a questão dos precatórios, a gestora reiterou que o Governo do Estado sempre “se posicionou favorável a destinar 60% do recurso para professores”. Conforme a mandatária, “a Procuradoria-Geral do Estado já solicitou ao STF desde o último dia 12 de setembro a imediata liberação dos R$ 709 milhões, que correspondem a 60% da primeira parcela”.
Vale lembrar que, em julho de 2022, Izolda anunciou que mais da metade dos recursos da primeira parcela dos precatórios do Fundef seria destinada ao salário de professores da rede estadual.
Segundo a governadora, à época, a primeira parcela dos precatórios, que já está em caixa, era equivalente a R$ 1,18 bilhão e desse total, 60% seria direcionado a valorização de professores e 40% para projetos pedagógicos e de infraestrutura, como construção e reforma de escolas e compra de materiais, equipamentos e outros insumos.
“Para que o recurso esteja disponível na conta do Governo, a Procuradoria Geral do Estado – PGE encaminha um pedido de transferência ao Supremo Tribunal Federal. É o STF que autoriza a Caixa Econômica Federal a fazer o depósito”, disse Izolda . “O pagamento dos precatórios deve ser feito pelo Governo Federal ao Estado em três parcelas. A expectativa é realizar o crédito aos profissionais ainda neste ano”, completou.
Durante sua participação, a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do Executivo cearense também pontuou algumas conquistas de seu governo, como a continuidade dos projetos de investimento na agricultura e educação. Na oportunidade, foram citadas ações como a entrega de tratores – iniciativa ligada à Política de Incremento e de Modernização da Atividade Agrícola do Ceará aos município -, bem como a expansão da Base do Raio a municípios do Interior – incluindo Tamboril e Ipueiras.
Com informações da Redação