Primeiro lote de vacinas da Pfizer deve chegar ao Brasil nesta quinta, 29

0

O primeiro lote, com um milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer-BioNTech, tem previsão de chegada ao Brasil às 19 horas desta quinta-feira, 29, no aeroporto de Viracopos, em Campinas, no estado de São Paulo. Este primeiro lote será distribuído somente nas capitais por indicação do Ministério da Saúde (MS) por uma questão de logística, pela necessidade de refrigeração em temperaturas menores.

O imunizante precisa ser armazenado a 20º C negativos, e segundo a pasta, somente as capitais e o DF apresentam as condições de garantir o estoque seguro das doses. Mantida em temperaturas baixas, as vacinas podem ficar armazenadas por até 14 dias, de acordo com a recomendação do laboratório. Em refrigeradores comuns (entre 2º e 8º), o prazo de validade cai para cinco dias.

Em fevereiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro definitivo da vacina contra a Covid-19 produzida pela Pfizer e pela Biontech. Foi a primeira autorização dessa natureza para um imunizante contra o coronavírus no Brasil e em toda a América Latina.

Fonte: OPovo Online