A Fifa confirmou nesta quinta-feira (11) que a Copa do Mundo de 2022 vai começar no dia 20 de novembro, um domingo, e não no dia 21, como estava inicialmente previsto. O jogo inaugural do Mundial será disputado entre Catar e Equador, às 13h de Brasília (19h locais), no estádio Al Bayt. Imediatamente antes, será realizada a cerimônia de abertura do torneio.
No cronograma original da Copa, divulgado logo após o sorteio dos grupos em 1º de abril, o primeiro jogo seria entre Holanda e Senegal, às 7h de Brasília (13h locais). Logo após ocorreria a partida entre Inglaterra e Irã. E só então, antes do terceiro jogo do dia (Catar x Equador), é que seria realizada a solenidade de abertura.
A decisão foi tomada pelo Bureau do Conselho da Fifa, um órgão formado pelos presidentes das seis confederações continentais, além do próprio presidente da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino.
“É uma tradição de longa data marcar o início da Copa do Mundo com uma cerimônia de abertura antes da primeira partida como o time anfitrião ou o campeão vigente, o que tem valor do ponto de vista simbólico, cultural e comercial”, justificou a Fifa em comunicado.
Com a mudança, o horário do jogo entre Holanda e Senegal, também será alterado – a partida ocorre às 13h e não mais às 07 horas, o que permitirá uma audiência televisiva melhor na Europa e na África.
Com informações da Redação