A corrida eleitoral para o governo do Ceará está acirrada. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Quaest, divulgada nesta quarta-feira (6), Capitão Wagner (União Brasil) e Roberto Cláudio (PDT) estão tecnicamente empatados pela margem de erro, com 44% e 40% das intenções de voto, respectivamente.
Na hipótese de o PDT preferir concorrer ao pleito com a governadora Izolda Cela, ela teria 30% da preferência do eleitorado, contra 52% de Wagner.
Em um cenário no qual Roberto Cláudio concorra com Capitão Wagner, o pedetista leva pequena vantagem no eleitorado feminino (41% a 39%, mas dentro da margem de erro). Wagner fica com 48% a 40% entre os homens.
O candidato do União Brasil, por sua vez, sai na frente nas faixas etárias de 16 a 30 anos (46% a 42%) e (44% a 39%). Na avaliação do eleitorado de 50 anos ou mais, os dois empatam, com 41%.
CENÁRIO ENTRE WAGNER X EVANDRO LEITÃO
O terceiro cenário apresenta Capitão Wagner, com 59%, seguido pelo deputado estadual Evandro Leitão, com 17%. Os indecisos somam 5% e os eleitores que dizem votar em branco ou anulariam o voto, somam 19%.
CENÁRIO ENTRE WAGNER X MAURO FILHO
Neste panorama, o deputado estadual Mauro Filho é citado por 23% do eleitorado, enquanto o Capitão Wagner aparece como líder da pesquisa com 55%. O levantamento aponta ainda 4% de indecisos e 18% dos eleitores dizem que votarão em branco ou anularão o voto.
O Instituto Quaest ouviu 1,5 mil pessoas, entre os dias 27 de junho e 1º de julho, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais. A pesquisa, com nível de confiança de 95%, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – CE-05334/2022, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – BR-07841/2022.
Os resultados serão usados para definir o nome do PDT ao Governo do Estado. A oficialização dos candidatos e alianças pode ser feita entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, quando os partidos devem realizar as convenções.
Com informações da Redação