Pelo menos seis pessoas morreram e outras 24 ficaram “gravemente feridas” durante um tiroteio que interrompeu as celebrações do Dia da Independência dos Estados Unidos, comemorado hoje, 04 de julho, na cidade de Highland Park, localizada próxima a Chicago, no estado de Illinois. A informação foi confirmada pela polícia local, que também orientou os moradores a se abrigarem em locais seguros.
Segundo o vice-chefe do departamento de polícia de Lake County, Christopher Covelli, os primeiros tiros foram registrados às 10h14 (12h14 no horário de Brasília) e o suspeito parou de atirar quando a polícia chegou ao local. “Tudo indica que ele era discreto e muito difícil de ser visualizado”, afirmou.
Autoridades também informaram que o atirador teria entre 18 e 20 anos, era branco, tinha cabelos longos e cometeu o crime de um telhado, usando um rifle para mirar nas pessoas “aleatoriamente” durante o desfile. Uma arma foi apreendida pelas autoridades e o FBI foi acionado para tentar encontrar o suspeito.
O congressista democrata Brad Schneider, que representa Highland Park, afirmou que estava no começo do desfile quando os tiros começaram. “Envio minhas condolências às famílias e meu comprometimento para fazer tudo que estiver ao meu alcance para nossas crianças, cidades e nossa nação se tornarem ainda mais seguras”, declarou.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também se pronunciou sobre o caso, afirmando que a “violência armada sem sentido trouxe, mais uma vez, luto à comunidade norte-americana no Dia da Independência”. O chefe do Executivo afirmou que o governo federal dará suporte às investigações. “Há muito mais trabalho a ser feito e eu não vou desistir de lutar contra a epidemia de violência armada”, disse Biden.
Com informações da Redação