A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) descartou, nesta sexta-feira (1º), mais três casos suspeitos da varíola dos macacos (Monkeypox), nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Caridade e Ocara. Outros 10 casos seguem em investigação no estado, que confirmou o primeiro caso da doença na última quarta-feira (29).
Cabe frisar que, no total, 6 casos já foram descartados nos municípios de Fortaleza (1), Maracanaú (1), Cedro (1), São Gonçalo do Amarante (1), Caridade (1) e Ocara (1). Neste ensejo, somente um paciente teve a monkeypox confirmada. Trata-se de um homem de 35 anos morador de Fortaleza e que esteve no Rio de Janeiro e em São Paulo.
“Em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento”, diz a Sesa.
Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.
“Depois do período de incubação [tempo entre a infecção e o início dos sintomas], o indivíduo começa com uma manifestação inespecífica, com sintomas que observamos em outras viroses: febre, mal-estar, cansaço, perda de apetite, prostração”, explica Giliane Trindade, chefe do setor de virologia da pasta. Segundo ela, dentro de um a três dias após o aparecimento da febre, o paciente também pode desenvolver uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.
Com informações da Redação