Entidades ligadas à preservação e revitalização do Rio Parnaíba retomaram os trabalhos para a criação da Bacia Hidrográfica do Parnaíba, a segunda região hidrográfica mais importante do Nordeste do ponto de vista hidrológico. Esta semana estão sendo realizados três seminários de integração nos Estados contemplados pela Bacia: Maranhão, Piauí e Ceará. Nesta sexta, 24, o encontro ocorreu no Auditório do IFCE, em Crateús.
A região hidrográfica do Parnaíba contempla 223 municípios do Piauí, 38 do Maranhão e 19 do Ceará, alcançando uma área de 344.112 km quadrados. Neste ensejo, a formação do Comitê – que será composto por 50 representantes, sendo 30% da sociedade civil organizada, 40% dos usuários de água e 30% do poder público – vai permitir o gerenciamento responsável das águas, garantindo o acesso da população ao produto, afirma o presidente do órgão, Avelar Amorim.
Ainda segundo o gestor, a proposta de criação da Bacia foi assinada ainda em 2018, mas a chegada da pandemia atrasou a etapa de mobilização social, a qual ocorre simultaneamente nos três estados.
Vale destacar que o Rio Poty, cuja nascente localiza-se em Crateús, é considerado um dos principais afluentes do Rio Parnaíba.
Com informações do repórter Antônio Fontenele