Camilo Santana: “Continuaremos trabalhando para atrair novos investimentos e gerar empregos em Crateús. Temos prioridade nessa questão”

0

O ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), concedeu entrevista exclusiva ao programa Falando Francamente, da Rádio Poty, nesta quinta-feira (23). Na ocasião, o pré-candidato ao Senado reiterou o intuito, por parte do Estado, em utilizar as estruturas já existentes em Crateús – por ocasião da instalação de uma unidade da fábrica de calçados Neorubber – como atrativo para a chegada de novos empreendimentos que viabilizem a  geração de postos de trabalho.

“O foco principal permanece sendo o uso dos galpões, que passaram por uma ampla reforma após os investimentos executados pelo Estado, para atrair a chegada de empresas com o objetivo de desenvolver ainda mais a economia de Crateús”, pontuou Camilo que, por sua vez, reforçou ainda as tratativas da governadora Izolda Cela, junto ao secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Maia Júnior, para obter um posicionamento oficial dos representantes da Neorubber acerca do encerramento repentino das atividades em Crateús. “É preciso salientar que todos os incentivos fiscais solicitados pela empresa foram honrados, incluindo a readequação dos espaços e a construção de um novo galpão. Nosso secretário Maia Júnior tentou manter contato com o dono da empresa, porém ele está viajando. Da nossa parte, cumprimos com o prometido e esperamos o mesmo deles”.

Estiveram acompanhando o ex-chefe do Executivo cearense nos estúdios da emissora o deputado estadual Jeová Mota (PDT) e a ex-secretária e assessora de Camilo, Janaína Farias – ambos com destacada atuação em prol da implantação de projetos e obras estruturantes na região dos Sertões de Crateús; além do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT) – um dos quatro pré-candidatos da sigla ao Palácio da Abolição.

Durante sua participação, Camilo Santana adotou um discurso moderado, porém convicto ao falar sobre a escolha do nome da aliança liderada pelo PDT ao Governo do Estado. “O mais importante é termos a convicção da continuidade do projeto de desenvolvimento do Ceará. Todos os nomes cogitados, desta forma, se enquadram nessas características, de pessoas com alta capacidade para seguir trabalhando para melhorar a vida dos cearenses”, disse.

Ao focar na atuação de Izolda Cela no comando do Executivo, Camilo destaca a trajetória da pedetista, bem como o papel exercido, enquanto vice-governadora, em benefício dos interesses da população.

“Primeiro, eu gostaria de frisar a importância da governadora Izolda, que foi responsável por desenvolver esse projeto que é a maior referência hoje do Ceará a nível de políticas públicas para o País, referente à área educacional. A Izolda, além do papel como professora, esteve ao meu lado ao longo de 7 anos e 3 meses nos momentos difíceis, como no período do motim dos policiais e da pandemia. Em todas as ocasiões, ela manteve essa postura discreta e firme, necessária para enfrentar as dificuldades’’, expressou o petista.

Na oportunidade, Camilo Santana foi questionado sobre as ações na área da segurança pública e garantiu que a atual governadora dará sequência ao trabalho de prevenção à violência no Estado.

“Sei que é um desafio a área da segurança e, durante nossa gestão, promovemos inúmeros esforços em investimentos e prevenção. Então, não tenho dúvidas de que a Izolda será firme e continuará garantindo todo esse trabalho da segurança no Ceará, que é desafiador para todos”, afirmou.

Na entrevista, Santana também comentou acerca das críticas à condução da pandemia pelo Governo do Estado. Segundo o petista, faltou liderança nacional para coordenar o enfrentamento ao novo coronavírus e, neste ensejo, coube à Administração local adotar medidas impopulares, porém necessárias.

“Todas as medidas que adotamos foram necessárias para minimizar os impactos da pandemia. Somente no Brasil tivemos mais de 600 mil vidas perdidas para a Covid e, enquanto gestor, meu foco sempre foi o de preservar a vida dos meus irmãos cearenses. Por isso, oportunizamos a abertura de novos leitos que acabaram por salvar a vida de grande parte da população. O investimento na ciência, através da aquisição de vacinas, também foi muito importante. Aproveito para pedir a todos os cearenses que ainda não receberam o imunizante que procurem os postos e unidades e se vacinem, pois esse é um gesto que pode salvar a vida de um ente próximo”, completou.

No fim da entrevista, o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores a uma vaga no Senado Federal enfatizou ainda as obras proporcionadas durante sua gestão para a região de Crateús. Dentre os projetos elencados pelo petista, estão a implantação de uma base local do Ciopaer, a construção de Areninhas, a edificação de uma nova sede da Universidade Estadual – o que possibilitou a implantação do curso de Medicina, a aquisição do Hospital São Lucas – que será transformado em uma unidade de atendimento regional, e a liberação de recursos para a pavimentação asfáltica nas principais vias locais.

Com informações do repórter Marcelo Chaves