Fábrica de calçados Neorubber fecha as portas em Crateús

0


A fábrica de calçados Neorubber decidiu encerrar suas atividades nesta segunda-feira, 20, em Crateús. Ao chegarem para o trabalho, os funcionários foram informados de que não iria ter expediente e foram dispensados.

Segundo a ex-secretária de Estado, Janaína Farias, em entrevista à Rádio Poty, o Governo do Estado do Ceará deverá entrar com medidas contra a empresa, devido o fechamento da unidade em Crateús. De forma emocionada, Janaína lamentou que a fábrica Neorubber criou de forma irresponsável expectativas para a população. Foram feitos investimentos tanto por parte do Estado como também da Prefeitura de Crateús, dentre os quais estão inclusos em pacote de incentivos fiscais para a expansão dos empreendimentos da fabricante de calçados nos municípios de Solonópole e Senador Pompeu, que já possuem unidades.

Com o compromisso de gerar emprego e renda na região, a empresa contou com benefício do Fundo de Desenvolvimento Industrial do Governo do Estado, além de deferimento de ICMS. O empreendimento contou ainda com o apoio da Adece, por meio da concessão de três galpões em regime de comodato. As estruturas consistem em dois galpões de 2,2 mil metros quadrados já existentes e um de 3 mil metros quadrados que foi construído pela Agência.

Consultado, o prefeito Marcelo Marcelo também destacou que a Administração foi surpreendida com a decisão. “Posso assegurar que cumprimos todos os requisitos necessários para a instalação e pleno funcionamento da fábrica. Lamentamos, inclusive, que os responsáveis pela empresa não tenham cumprido o acordo, haja vista que a quantidade de postos de trabalho ficou muito aquém do combinado”, frisou o gestor.

Ao todo, foi acordado que o empreendimento deveria gerar cerca de 400 empregos diretos. Porém, somente 62 funcionários trabalhavam nas linhas de produção e armazenamento.

Ainda conforme o secretário de Empreendedorismo de Crateús, Deyvid San, os diretores da empresa haviam confirmado, nos últimos dias, o plano para expansão da fábrica no segundo semestre.

Com informações dos repórteres Marcelo Chaves e Antônio Fontenele