Um caso suspeito de Varíola dos Macacos está sendo investigado após a Prefeitura de Cedro notificar a ocorrência ao Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (16). O monitoramento do paciente está sendo feito pela Vigilância Epidemiológica do município, situado na região Centro-Sul do Ceará.
O paciente, um homem de 54 anos, deu entrada no Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar, na última quarta-feira (15) com sintomas semelhantes ao da doença. Ele recebeu atendimento e segue em quadro estável.
Conforme nota oficial emitida pela Prefeitura de Cedo, o homem teve contato com um residente do estado de São Paulo, região em que já foram confirmadas ocorrências da doença. Neste ensejo, amostras do paciente foram colhidas e encaminhadas para análise.
“A Vigilância Epidemiológica Municipal já notificou o Ministério da Saúde e mantém o monitoramento do paciente e contatos”, afirma a gestão municipal.
Vale destacar que a Secretaria da Saúde do Ceará confirmou, até o momento, duas notificações sobre possíveis casos da varíola dos macacos. A primeira, referente a um morador de Fortaleza, foi descartada após investigação epidemiológica e laboratorial, com teste negativo para varíola. O outro caso foi notificado no dia 7 de junho, relativo a um cidadão que reside no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. O paciente nega ter feito viagens ou ter tido a contato com mata. Ainda não foram divulgadas informações atualizadas sobre este caso.
Sobre a suspeita no Cedro, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa ainda não foi notificada oficialmente, já que o município comunica diretamente ao Ministério da Saúde. Contudo, a pasta pontua que já prestou as devidas orientações ao município.
Com informações da Redação