O campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús inaugurou oficialmente, na quinta-feira (9), os novos laboratórios Engine Lab e Mandacaru. Na cerimônia de inauguração, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ressaltou a importância dos novos espaços. “É com justa felicidade que volto ao nosso campus em Crateús para inaugurar duas unidades fundamentais para ensino, pesquisa e extensão da nossa Universidade”, disse.
Na oportunidade, também foi realizado um encontro com a comunidade acadêmica no espaço central do campus. Neste ensejo, um grupo de alunos apresentou aos representantes da instituição superior sugestões de melhorias, entre elas a adequação do espaço físico e o aperfeiçoamento da Internet. O reitor garantiu que conversaria com as equipes responsáveis em busca de soluções.
De acordo com o diretor do Campus da UFC em Crateús, Prof. Lívio Freire, os equipamentos instalados nos laboratórios são modernos e foram adquiridos por meio de financiamento obtido junto à iniciativa privada. “Certamente esses espaços vão contribuir para pesquisa e desenvolvimento no campus, em especial em parceria com empresas e instituições”, afirmou.
Ainda conforme o docente, uma série de atividades já estão sendo desenvolvidas nos laboratórios – os quais estão classificados como de capacitação imersiva em tecnologias inovadoras – a exemplo da criação de um sistema de acompanhamento, integração e informatização de protocolo de transfusão de sangue no Instituto Dr. José Frota; e a criação de um sistema de detecção automática de quedas com foco em pessoas idosas ou com mobilidade reduzida. O espaço conta com uma parceria com a empresa chinesa Huawei.
Com informações da Redação