Primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil é confirmado na cidade de São Paulo

0

O primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado no Brasil, nesta quarta-feira (8), na cidade de São Paulo. O paciente é um homem, de 41 anos, que esteve na Espanha e em Portugal e apresentou os primeiros sintomas, como febre e dor muscular, no dia 28 de maio. Ele está em isolamento no Hospital Emílio Ribas, na capital paulista.

Além do registro confirmado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo investiga outro caso suspeito de varíola dos macacos na cidade. De acordo com a pasta, a paciente em observação é uma mulher, de 26 anos, sem histórico de viagem recente ou contato com casos suspeitos da doença.

Há outros sete casos suspeitos de varíola dos macacos sendo investigados no Brasil. Destes, quatro são homens e três mulheres. Dois pacientes residem na cidade de Rio Crespo (RO), um em Blumenau (SC), um em Dionísio Cerqueira (PR), um em Pacatuba (CE), um em Porto Alegre e um em Corumbá (MS).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acompanha a vigilância epidemiológica da varíola dos macacos desde maio. Mais de mil casos confirmados da doença foram relatados à entidade em 29 países que não são considerados endêmicos para o vírus. Até o momento, nenhuma morte foi registrada nesses países.

As informações foram atualizadas pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, em anúncio à imprensa realizado hoje.

Com informações da Redação