A prefeita de Nova Russas, Giordanna Mano, esclareceu nesta terça (07), em entrevista à Rádio Poty, os trâmites do processo de cassação aberto no Tribunal Regional Eleitoral contra a gestora.
No último dia 20 de maio, o TRE-CE julgou recurso de ação por abuso de poder político na campanha eleitoral de 2020, requerido pelo grupo de oposição à atual chefe do Executivo novarrussense. Na primeira instância da Justiça Eleitoral, o magistrado responsável pelo caso tinha julgado as acusações improcedentes.
O processo cita a aparição de Giordanna Mano em publicidades institucionais da Prefeitura de Nova Russas durante a campanha, bem como a participação da gestora em eventos do município.
Em votação apertada, a Corte reconheceu o abuso de poder – seguindo o entendimento do relator – e cassou os mandatos da prefeita do vice, Anderson Pedrosa, além de incluir na sentença uma punição contra o deputado federal Júnior Mano, esposo de Giordanna.
De acordo com a gestora, será apresentado um recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a anulação da sentença. “Seguimos firmes e de cabeça erguida, sabendo dos nossos posicionamentos e ações. Tenho plena convicção que a verdade vai prevalecer, pois o referido processo foi baseado em uma situação colocada fora de contexto, haja vista que a suposta imagem anexada é referente a uma participação em evento de inauguração de passagem molhada um ano antes do pleito”, pontuou Giordanna.
Neste ensejo, Giordanna e Anderson seguem à frente da gestão enquanto couber recurso. Novas eleições, portanto, só serão convocadas quando encerradas as possibilidades de recurso no TSE e TRE. Os recursos na Corte estadual, contudo, não devem mais avaliar o mérito da ação, mas apenas questões processuais.
Com informações do repórter Marcelo Chaves