O município de Crateús deve iniciar amanhã (8) a aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19 em adultos acima dos 50 anos. A informação foi confirmada nesta terça (7) pela coordenadora do setor de Imunologia da Secretaria da Saúde, Ana Azevedo.
A ampliação do público-alvo segue a recomendação da nota técnica do Ministério da Saúde (MS), publicada no último sábado (04) e seguida pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
Segundo a SMS, a vacinação vai respeitar um intervalo mínimo de quatro meses a partir do 1º reforço para quem tem esquema vacinal inicial com Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer. Para quem recebeu a Janssen, o 1º reforço equivale à 2ª dose.
Anteriormente, a aplicação da quarta dose estava destinada apenas às pessoas com 60 anos ou mais, e pessoas imunossuprimidas a partir dos 12 anos.
Quem pode se vacinar atualmente?
- Doses de reforço para adolescentes com 12 anos ou mais;
- Repescagens de primeira dose, segunda dose e dose adicional de reforço para pessoas anteriormente convocadas e que não compareceram;
- Quarta dose para pessoas acima de 60 anos que atingiram o intervalo mínimo de 120 dias após aplicação da terceira dose. No caso dos idosos, também está disponível a vacina contra a gripe.
Com informações do repórter Antônio Fontenele