Em cinco dias de junho, Ceará tem quase o dobro da chuva esperada para o mês todo

0

Nos primeiros cinco dias de junho, o Ceará registrou quase o dobro do volume pluviométrico esperada para o mês inteiro, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Até o momento, o Estado acumula 61 ,3 milímetros – enquanto a média mensal é de 37,5 mm.

Ainda segundo a Funceme, a última vez que foi notificado um saldo positivo no mês de junho foi em 2013, quando no mês todo choveu 62,6 milímetros.

A região que mais recebeu precipitações foi o Litoral de Fortaleza com 109.8 milímetros. Em seguida aparecem (Ibiapaba (63,6 milímetros), Sertão dos Inhamuns (63,1 milímetros) e Litoral Norte (53,1 milímetros).

Vale ressaltar que o principal período de chuvas no Ceará concentra-se entre os meses de fevereiro e maio, quando costumam ocorrer 75% das precipitações do Estado. Porém, segundo a Funceme, mesmo que em número reduzido, são esperados mais acumulados até julho, quando acontece a pós-estação. Nestes dois meses, a média histórica é de 52,9 milímetros.

” A ocorrência de chuvas em julho vai a ser associada a outros eventos, como a formação de áreas de instabilidade, principalmente sobre o oceano. Elas se deslocam, se aproximam da nossa costa, e acabam levando à formação das nuvens de chuva e, por consequência, geram precipitações às vezes até bastante intensas”, explica a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

Com informações da Redação