Prefeitura de Crateús promove inclusão de famílias que trabalham no lixão em programas sociais

0

Uma equipe multiprofissional vinculada às unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em Crateús, assim como da equipe volante do Cadastro Único, supervisionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou levantamento do número de famílias que trabalham no lixão e que dali tiram seu sustento. A ação tem como objetivo articular estratégias de intervenção que visem inserir as famílias em programas e projetos sociais, a fim de incluí-las em processos de capacitação profissional e de geração de trabalho e renda.

Na ocasião do levantamento, iniciado anteriormente e com previsão de conclusão realizado nesta terça, 31, foi realizado o cadastramento das famílias e informado os procedimentos que devem ser adotados para inclusão nos programas sociais. Segundo a equipe, a partir dos dados obtidos, planeja-se o acompanhamento dos novos beneficiários.

“Nosso principal intuito é promover o acesso dessas pessoas aos direitos sociais, garantindo a plena expansão da cidadania”, pontua a titular da Secretaria de Assistência Social, Anaysa Figueiredo.

Ainda conforme a titular da Pasta, atualmente cerca de de 30 famílias que residem e trabalham no lixão são assistidas pelos programas sociais viabilizados pelo município, ao passo que há aproximadamente mais 70 trabalhadores atuando no local.

Com informações do repórter Antônio Fontenele