Diocese de Crateús celebra encerramento do mês Mariano com festa de coroação de Nossa Senhora

0

Depois de um mês inteiro de orações, devoções e celebrações, a Paróquia Senhor do Bonfim, em Crateús, realiza nesta terça-feira (31) a Coroação de Nossa Senhora, durante a celebração da missa às 19h30, na Igreja Matriz. A homenagem marca o encerramento do mês de maio, tradicionalmente dedicado à Nossa Senhora, conhecido como Mês Mariano.

O rito é símbolo da devoção católica por Maria, mãe de Jesus, e representa a proclamação dela como Rainha dos Céus e da Terra. A tradição teve início no século XVI, com São Felipe Neri, que tinha o costume de homenagear Nossa Senhora oferecendo-lhe uma coroa de flores ao final do mês de maio. “Coroar é reconhecer na pessoa um valor. A Coroação de Nossa Senhora significa reconhecer em Maria tudo aquilo que ela representa”, explica padre Valter, sacerdote que atua na Paróquia Imaculada Conceição.

Além da Coroação, diversas atividades alusivas ao Mês Mariano foram realizadas pela Diocese de Crateús nos últimos 30 dias. Neste ensejo, o padre Valter destaca a peregrinação das capelinhas com a imagem de Nossa Senhora para as comunidades da Zona Rural – evento que marcou o início das festividades na paróquia.

“Como de costume, realizamos a coroação de Nossa Senhora no último dia 24, data em que comemoramos o aniversário da Paróquia Imaculada Conceição. Porém, fica o convite a todos para prestigiar a festa da Coroação na Catedral Senhor do Bonfim que ocorre hoje”, completa o pároco, que , por sua vez, reforça também o chamado junto às comunidades visando a participação na celebração de Pentecostes, no próximo domingo, dia 05 de junho.

Na oportunidade, será realizada uma “celebração de unidade”, onde os membros de cada uma das comunidades que integram a Paróquia entregarão as capelinhas com as imagens. Após a celebração, será promovida um momento de confraternização junto aos fiéis.

“É muito significativo que esse momento de homenagem à Maria aconteça na solenidade de Pentecostes, pois esse heroísmo não é possível sem o Espírito Santo. Só o Espírito Santo pode nos dar esta profunda fé e empolgação, ele enche nossa inteligência de sua luz. É só o Espírito Santo que, por intercessão da querida Mãe de Deus, pode nos conceder este espírito de santidade”, pontua o sacerdote.

Com informações do repórter Marcelo Chaves