Subiu para 44 o número de mortes oficialmente registradas em meio às fortes chuvas que atingem Pernambuco, informou o Ministério do Desenvolvimento Regional em coletiva de imprensa, neste domingo (29). Dentre os óbitos contabilizados , ao menos 30 ocorreram somente no último sábado, 28. “A informação atualizada é de 44 óbitos, 56 desaparecidos, 25 feridos, 3.957 desabrigados e 533 desalojados”, afirmou o titular da pasta, Daniel Ferreira.
Durante a fala, o ministro explicou também sobre o trâmite necessário para que o governo federal possa liberar recursos aos estados e municípios afetados pelos temporais. Segundo ele, o repasse funcionará por três etapas:
- Socorro e assistência humanitária: recursos para kits higiene, limpeza, colchões, cestas básicas, água…
- Reestabelecimento de serviços essências: limpeza urbana, desobstrução de vias, reestabelecimento de energia e água…
- Reconstrução de infraestrutura pública: os municípios e os estados têm até 90 dias para solicitar ao Ministério do Desenvolvimento Regional recursos de reconstrução de infraestruturas públicas e casas que foram destruídas. Esses valores serão oriundos de duas medidas provisórias assinadas pelo presidente Jair Bolsonaro, que totalizam 1 R$ bilhão.
Além de Ferreira, três chefes de pasta participaram da coletiva: Marcelo Queiroga (Saúde), Carlos Brito (Turismo) e Ronaldo Bento (Cidadania).
Com informações da Redação